História

Cinco Ribeiras também conhecida como freguesia da Nossa Senhora do Pilar fica situada na parte sul sudoeste da Ilha Terceira, a pouco mais de 10 km da cidade de Angra do Heroísmo património mundial da humanidade.

A freguesia foi criada em 1879 e o seu nome deriva do facto de ser atravessada por 5 ribeiras são elas a Ribeira do Mouro, Ponte, Salto, Ribeira dos Cinco e Ribeira da Praia.

Em 1653 foi criado o Forte de S. Bartolomeu que serviu para proteger um porto de pesca já ali existente.

Em tempos houve uma ermida dedicada a Nossa Senhora do Pilar situada a sul da estrada que liga a Canada da Ribeira do Mouro á Canada do Pilar, construída pelos Jesuítas. Era a partir desta Ermida que o povo assistia ás celebrações religiosas antes da criação da actual paróquia.

Em 1867 iniciou-se a construção da nova e actual paróquia, onde pedraria da Ermida foi usada para a ajuda da construção. A nova Igreja Paroquial ficou concluída em 1872 e em 1879 a freguesia tornou-se independente.

Terras que eram e são actualmente agrícolas, onde se cultivavam cereais, especialmente milho e batata doce, foi desanexada á freguesia de Santa Bárbara.

Por entre vários ofícios, alguns eram mais evidentes como os lavradores, carpinteiros, ferreiros, carroceiros e baleeiros que caçavam para uma unidade de transformação. No inicio de séc. XX a população não era mais do que 1200 habitantes.

Os principais meios de sobrevivência passam pela agricultura tradicional e também a pecuária. Para além destes meios, existem pequenas oficinas de serralharia e mecânica.

O comércio local é constituído principalmente por pequenas lojas com produtos alimentares de consumo corrente, sendo que a maioria dos habitantes tem de se deslocar á cidade mais próxima para uma maior variedade de produtos.

Cinco Ribeiras

Área (Km2) ................ 11.38
População (2001) ........... 684
Eleitores (2001) ............. 506